Atualização CID-11: Preciso mudar ou atualizar laudos diagnósticos antigos?
- THAÍS TORRES
- 13 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
De acordo com a legislação brasileira que afirma que toda mudança ou novidade nas leis vale para casos a partir da data regida, somente novos diagnósticos devem ser atualizados com as mudanças da CID-11.
Por isso, não é uma obrigatoriedade que pessoas que já tenham o laudo atualizem esse documento com essas informações. Porém, como a nova classificação unifica as subcategorias da CID-10 e garante maior precisão e detalhamento, a atualização do documento pode ajudar a facilitar o planejamento futuros.
Assim como os laudos diagnósticos auxiliam na comunicação entre os diversos profissionais que podem atuar com a pessoa no espectro, é necessário que esse documento esteja atualizado também para que despesas médicas e de outras intervenções sejam reembolsadas.
Dessa forma, é importante manter essa documentação atualizada sempre que possível, respeitando as possibilidades e vivências de cada família. Para ter ajuda em como conseguir atualizar o laudo diagnóstico, procure os profissionais que atuam com a pessoa com TEA.




Comentários